Você Sabia? Pergunte Aqui!: Galinha precisa ser fecundada para gerar ovos?

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Galinha precisa ser fecundada para gerar ovos?


E hoje, para começar estava discutindo ontem a galinha precisa ser fertilizada para botar ovos ou se precisa de um macho para fertilizar os óvulos e aí sim, se tornarem um possível pintinho. Isso significaria que a cada ovo, estaríamos cometendo um aborto.

Então, resolvi dar uma pesquisada e achei algumas respostas. Por favor, se alguém souber de mais fontes, pode ficar a vontade para comentar.

Para quem não sabe: aqui está a resposta que eu encontrei na maioria dos sites a respeito:




"Com cerca de 4 centímetros de diâmetro, o óvulo da galinha é o maior do reino animal. A gema é liberada do ovário e depois "viaja" por uma série de órgãos internos até chegar ao útero, local onde o processo de formação do ovo termina com a solidificação da casca. O tempo total para que ele fique pronto é de aproximadamente 24 horas. Cerca de 30 minutos após botar o ovo, a galinha ovula uma nova gema que dará origem a todo o processo novamente. O curioso é que, quando a galinha nasce, todos os óvulos que ela irá gerar ao longo da vida já estão armazenados no seu ovário, só que em tamanho microscópico. Apenas na idade adulta é que eles ficam prontos para ovulação.

Em um ano, uma galinha põe cerca de 265 ovos, podendo manter essa produção durante os dois anos que tem de vida numa granja - se for um galinha criada na roça, a vida dela pode se prolongar por cerca de cinco ou seis anos. Essas dúzias todas só se transformam em pintinho quando a galinha acasala com um galo. Os espermatozóides do galo são bastante resistentes e sobrevivem até 15 dias dentro da galinha. Nesse período, ela está fértil e os ovos serão sempre galados (podem originar pintinhos). A gema de um ovo galado tem uma pequena mancha com um anel avermelhado, mas é difícil diferenciá-la a olho nu."

Fonte: Super interessante

2 comentários:

  1. A galinha precisa do galo para fecundação dos doze ovos que bota? Ou apenas uma vez

    ResponderExcluir
  2. A galinha precisa de galo durante todo sua postura de 12 dias ou uma vez que cruza fecunda os doze ovos

    ResponderExcluir