Você Sabia? Pergunte Aqui!: Nuvens raras: belíssimos fenômenos da natureza

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nuvens raras: belíssimos fenômenos da natureza

Quem na infância nunca brincou de imaginar figuras nas nuvens?  Pois saiba que observar nuvens é o trabalho de muitos cientistas. Olhando para o céu, nada parece ser mais comum do que uma nuvem; mas existem formas de nuvens raras que estão entre os mais belos fenômenos da natureza. Belos e por vezes, assustadores.


Nuvem rolo ou tubular


A nuvem rolo é um dos mais raros e impressionantes fenômenos da natureza. Essa forma de nuvem  pode ter quilômetros de extensão e como o próprio nome sugere, ela rola, devido ao ar que circula no seu eixo horizontal. 

Nuvem noctilucente


As nuvens noctilucentes podem ser vistas somente à noite. São formadas nas imensas altitudes de 75 a 90 km. As primeiras registradas foram em 1883, alguns anos após da erupção do vulcão Krakatoa, o que faz certos estudiosos afirmarem que as nuvens noctilucentes e os vulcões estão relacionados. É um dos mais belos fenômenos da natureza. 

Nuvem mammatus


Esse tipo de nuvem geralmente se forma depois de uma tempestade muito forte. O termo mammatus deriva de mamma, ou seja: mama, seios. 

Formações de Kelvin Helmholtz


Não é que aquelas nuvens que você desenhava no primário, realmente existem? Esse tipo de nuvem, raramente é observado, pois quando se forma, logo se dissipa. 

Nuvem lenticular


O que você vê na foto não é um disco voador. Trata-de de uma nuvem lenticular. Esse tipo de nuvem com formato parecido ao de uma lente, se forma em grandes altitudes, geralmente próximo à montanhas. É um fenômeno da natureza de uma beleza ímpar. 

Bônus: Outras nuvens lindas


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário