sexta-feira, 7 de junho de 2013

10 mitos sobre envelhecimento

Em nossa sociedade obcecada pela juventude, a maioria de nós está em busca constante para descobrir que alimento e quais os produtos podem nos ajudar a parecer mais jovem, bem como estender nossas vidas. Aqui vamos desmascarar os 10 mitos mais amplamente conhecidos acerca do envelhecimento.


10 - Perder peso é mais difícil à medida que você envelhece


Quando o seu metabolismo diminui a cada ano que passa, você não pode necessariamente culpar as dificuldades de perder peso por causa da sua idade. Se não estiver fazendo uma dieta apropriada com baixo teor de gordura ou dieta de baixa caloria, por exemplo, a perda de peso vai ser mais difícil.

Da mesma forma, dietas com baixo teor de sódio pode tornar a tarefa de perder peso mais facilmente, uma vez que o sódio aumenta a retenção de água no organismo. Enfim, o ganho de peso geralmente é um dos efeitos colaterais causados por medicamentos prescritos para  idosos, então, uma vez que tenha equilibrado a sua dieta, conversar com o seu médico sobre o que você pode fazer para neutralizar quaisquer quilos indesejados remanescentes pode ser de grande ajuda.


9 - O uso excessivo de produtos para cabelos pode provocar queda do mesmo


Abusar de produtos para cabelos, como gel, laquê, mousse, cera pode definitivamente deixar seu cabelo quebradiço e pouco atraente, mas não vai causar realmente a perda de cabelo. 
A razão é que o crescimento do cabelo é influenciada diretamente pelos folículos pilosos e, como os produtos para cabelo não conseguem penetrar tão profundamente no couro cabeludo, eles não irão interferir no crescimento do cabelo. Para os cabelos com aparência saudável, no entanto, recomenda-se o uso de quantidades mínimas de qualquer produto para cabelo para atingir o seu estilo desejado.

8 - A perda de cabelo vem do lado da sua mãe


Querendo ou não você está destinado a perder o seu cabelo não por uma simples questão de genética. A crença, no entanto, que o gene para a perda de cabelo vem do lado da sua mãe da família é falsa. Assim, enquanto a oportunidade de abraçar a calvície é uma característica hereditária, você deve examinar ambos os lados da sua árvore familiar antes de culpar alguém da família pela sua calvície.

7 - Exercícios de baixa intensidade é melhor para as pessoas com mais de 50 anos


Embora qualquer forma de atividade física seja bom pra você e é certamente melhor do que sentar na frente da televisão, não é verdade que, quando começa a envelhecer, deve fazer atividades menos exigentes. Muitas pessoas erroneamente acreditam que este mito porque temem que exercícios de alta intensidade vai causar lesões por causa da idade.

No entanto, é mais provável que um exercício rigoroso vai ajudar na melhoria do condicionamento cardiovascular, ajudando a prevenir um ataque cardíaco e afastar doenças do que certamente ficar em casa, sentado no sofá, correndo o risco de sofrer com doenças como diabetes, associados geralmente pelo excesso de peso.


6 - Suplementos Dietéticos retardar o envelhecimento


Apesar do fato de que milhares de pessoas gastam muito dinheiro anualmente em suplementos, que são comercializados como "fontes da juventude" em forma de pílula, a evidência científica tem demonstrado que não há nenhuma ligação entre tomar vitaminas com melhoria da saúde. Pior ainda, além de seu uso ser questionável, muitos deles não demonstrou ser seguro para o consumo regular. Então, a dica para garantir que você está recebendo todos os nutrientes que seu corpo precisa é melhorar a qualidade dos alimentos que você consome, ao invés de substituí-los por suplementos em pílulas.


5 - A perda muscular é inevitável


É comum acreditar que uma vez que você chegar aos 40, você pode esperar para começar a perder massa muscular visivelmente a cada ano que passa. Um estudo canadense comparando adultos ativos entre as idades de 53 e 75 com os adultos sedentários da mesma idade que o grupo fisicamente ativas tinham células musculares que funcionavam quase tão eficiente quanto os que tinham 20 e poucos anos. A mensagem para levar para casa é que um estilo de vida sedentário pode ser a culpa pela perda de massa muscular após os 40 ao invés do próprio processo de envelhecimento.


4 - Não há necessidade de protetor solar no inverno


Mesmo em dias nublados, a radiação UV atinge a superfície da Terra, o que significa que podem penetrar na pele, levando ao envelhecimento precoce. Na batalha para evitar o câncer de pele, é importante usar um protetor solar FPS 30 sobre a pele que é exposta aos elementos, todos os dias, incluindo aqueles para os quais a previsão é de chuva.

3 - Pele clara sofre mais com envelhecimento precoce


Até o momento, os médicos e os cientistas não encontraram nenhuma evidência sólida de que as pessoas de pele clara, envelheça numa taxa mais rápida do que a pele mais escura. O certo é que quanto mais escura a pele, mais melanina possui para proteger as células dos danos do sol, que envelhecem a pele. 

Além disso, porque ele tende a ser mais seco, a pele mais clara tem mais chances de mostrar as linhas finas e rugas. Se a sua pele é muito pálida, seu plano para permanecer jovem para o futuro deve incluir o uso de hidratante e protetor solar religiosamente e vestindo um chapéu que proteger seu rosto quando você estiver no sol.


2 - Produtos hidratantes podem ajudar a reverter os sinais de envelhecimento


Não existe atualmente qualquer produtos de aplicação disponível no mercado que realmente permita que as células da pele voltem a ser como eram no passado. Em vez disso, o que os melhores hidratantes podem fazer é somente aumentar o seu volume de células de modo que a camada superior da pele pareça mais fresca e, consequentemente, mais jovem. 

Além disso, como hidratantes suavizam a pele, reduzindo o ressecamento, em geral, as linhas finas em seu rosto são menos evidentes a olho nu. Por isso, o protetor solar  que tenha um creme hidratante, vai ajudar apenas a prevenir o envelhecimento futuro, bloqueando os raios UV prejudiciais.


1 - Os genes determinam o quão rápido você envelhece


Os genes determinam muitas características essenciais, porém não é somente o que seus pais lhe deixaram de herança genética que irá determinar o envelhecimento precoce, já que os fatores externos também exercem uma enorme influência sobre o processo de envelhecimento. 

Esta é uma boa notícia pois significa que você tem mais controle do que pode ter pensado sobre o que você se parece, agora e no futuro. Para reduzir o impacto dos fatores ambientais associados ao envelhecimento, você deve se manter atento ao limite de exposição ao sol sem proteção, fazer uma dieta equilibrada, evitar o sedentarismo para ajudar a ter uma velhice mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...