Você Sabia? Pergunte Aqui!: 10 experimentos mostrando que os animais são inteligentes

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

10 experimentos mostrando que os animais são inteligentes



A inteligência dos animais é um assunto interessante e muito estudado. Contudo, diversos estudos já mostraram que os golfinhos e chimpanzés esbanjam em inteligência quando são testados, mas hoje segue uma lista de 10 animais menos conhecidos que ​surpreenderam a todos depois de inúmeras experiências, provando que eles são muito mais espertos do que qualquer um poderia imaginar.

10 - A Galinha 


O cérebro de uma galinha é tão pequeno que eles podem realmente ser capazes de viver uma vida relativamente normal sem cabeça. Se o fato de uma galinha conseguir sobreviver sem a maior parte de sua massa cinzenta não é um sinal de que não precisa de seu cérebro, não sei o que é.

Porém galinhas tem demonstrado uma maneira extremamente sofisticada de comunicação . Em um experimento, uma galinha que encontrou comida foi jogada no meio de um bando de aves domesticadas. 
Em vez de simplesmente celebrarem como esperado, as galinhas reagiram de modo diferente, e começaram a se articular para sinalizar que a comida tinha sido encontrada um para o outro. Esse é um exemplo do que os cientistas chamam de "sinalização de representação", algo que se pensava anteriormente únicos primatas e seres humanos foram capazes de fazer.

Também foi descoberto no mesmo experimento que as galinhas foram capazes de diferenciar entre milho e rações regulares usando a mesma chamada específicas, de novo, algo que se acreditava apenas espécies de primatas poderia fazer.
Isso significa que as galinhas são realmente capazes de comunicar uma grande quantidade de informações diferentes através de uma variedade de chamadas, no qual um adverte o outro sobre possíveis predadores para alertar os outros membros de sua espécie para onde a comida está. Nada mal para uma criatura que adoramos consumir.

9 - Pombos


Pombos são considerados como verdadeiras pragas por quase todo o mundo ocidental, conhecido por causar doenças, além de sujar estátuas, carros e, de vez em quando um azarado que passar por perto.

Apesar disso, em experiências, foi demonstrado que os pombos possuem uma capacidade cognitiva muito curiosa e que é considerada essencial em nossa própria inteligência: a capacidade de observar se as coisas são diferentes ou semelhantes entre si. Como assim?
Por exemplo, ao mostrar uma foto de dois carros e uma de um carro e um caminhão, uma pessoa poderia facilmente reconhecer que uma imagem mostra as coisas que são do mesmo  tipo, enquanto o outro não.Embora essa distinção pareça bastante simples para nós, este é um exemplo de pensamento abstrato, um conceito tido como a "espinha dorsal do nosso pensamento".

Em um experimento utilizando um computador com tela sensível ao toque, um pombo foi facilmente capaz de entender esse conceito. Para efeitos de comparação, o mesmo experimento foi realizado exatamente com babuínos e um resultado semelhante foi encontrado, embora exista uma diferença enorme entre babuínos e pombos.

Em outro experimento, foi descoberto que os pombos também possuem a capacidade de reconhecerem a si mesmos em um espelho com o mesmo nível de precisão de uma criança de três anos de idade. Auto-reconhecimento é uma habilidade extremamente rara encontrada somente em um punhado de animais, o que nos deixa com uma pulga atrás da orelha da próxima vez que cruzarmos com um deles na rua.

8 - Aranhas



Caso você tenha não tenha medo de aranhas, pode se impressionar como elas podem ser incrivelmente mais esperta do que imaginamos. Embora elas sejam consideradas criaturas normalmente solitárias, certas espécies de aranha são extremamente sociáveis e cultivam o hábito de trabalharem juntas em grupos de vários milhões para a construção de teias do tamanho de árvores gigantes.

Agora, se o pensamento de milhões de aranhas trabalhando juntas em direção a um único objetivo não é assustador o suficiente para você se impressionar, em um experimento, uma espécie de aranha de salto chamada Portia labiata  mostrou-se capaz de trabalhar através de tentativa e erro. A tarefa era fazer com que atravessassem a água, fazendo com que a aranha tivesse somente duas alternativas: saltar ou nadar, dependendo da distância. Agora, este é o momento em que a experiência fica esquisita: quando os cientistas tentavam empurram as aranhas de volta ao ponto de partida, notaram que elas alteravam as suas táticas, nunca repetindo a mesma trajetória duas vezes, assim como os velociraptors no filme Jurassic Park.

Ainda mais assustador é que a aranha era capaz de responder tanto feedback negativo e positivo e alterar a sua abordagem nesse sentido. Basta mergulhar em que, tanto as aranhas são capazes de trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo singular e responder e aprender com as experiências negativas. Então, da próxima vez que você tentar matar um e falhar, você pode ter certeza que apenas a tornou mais forte e mais capaz de deslocar-se sobre você no futuro. 

7 - Peixe

    

O mito de que os peixes dourados tem uma memória de curta extensão é totalmente falso. As habilidades de um peixe são bem mais profundo do que isso, a tal ponto que eles são capazes de ensinar uns aos outros.

Numa experiência, um peixe foi colocado dentro de um tanque com um líquido dentro de um pequeno orifício. Depois de aprender onde era a rota de fuga o peixe foi retirado. Um ano depois, quando colocaram o peixe de volta para o mesmo tanque, ele foi imediatamente capaz de reconhecer a mesma rota e escapar.

Ainda mais surpreendente é que os peixes que são capturados na natureza, quando caem em um tanque cheio de peixes que nunca viram o mar aberto, são capazes de ensinar a seus irmãos cativos como reconhecer predadores e como sobreviver por conta própria. Dr. Brown, o pesquisador que conduziu o experimento acima, observou que o mesmo peixe treinado poderia ser usado para treinar outros peixes.

6 - Guaxinins



Guaxinins, com suas caudas peluda e espessa, com mãos habilidosas e olhos como se estivessem vestindo uma pequena máscara de bandido, tornam este animal adorável aos nossos olhos

Na verdade, o guaxinim já foi muito cogitado pelos cientistas para ser um animal de laboratório se não fosse a difícil tarefa de mantê-los presos em suas gaiolas já que eles são tão ariscos que sempre dão um jeito de fugir e roubar coisas.

Mesmo assim, em um experimento, guaxinins foram colocados em concorrência direta com ratos, cães e crianças. O experimento adotado era simples: os animais e as crianças tinham que reconhecer qual de três lâmpadas ia ligar após um breve atraso. Embora os cães fossem capazes de fazê-lo com um atraso de cinco minutos, os guaxinins realizaram o mesmo feito em míseros 25 segundos, sem sequer olhar para as lâmpadas, algo que só as crianças eram capazes também.

Em outro experimento, o guaxinim era capaz de reconhecer objetos inteiramente através do toque. Muito poucos animais demonstraram a mesma capacidade. Na verdade, quando colocados em concorrência direta com os estudantes do laboratório, eles se saíram igualmente bem. Como um bônus, eles foram capazes de lembrar dos objetos ao longo de um ano depois de obter uma recompensa.

5 - Corvos

    

Corvos, apesar de terem cérebros menores que o globo ocular de um golfinho, são inteligentes ao ponto nos perguntarmos por que eles ainda não tomaram conta do mundo. Experiências demonstram que eles sabem utilizar ferramentas, reconhecer seres humanos e até mesmo fazer brincadeiras uns com os outros.

No entanto, uma das mais surpreendentes experiências foi descobrir que os corvos poderiam tem uma capacidade semelhante à humana conhecida como "teoria da mente". Em outras palavras, os corvos poderiam ser capazes de julgar o estado emocional e mental de outros membros de sua espécie.

Em um outro experimento foi dado um corvo a oportunidade de esconder um pouco de comida com ou sem outro pássaro presente. Notou-se que nos casos em que outra ave estava presente e que portanto, representava um risco do alimento ser roubado, o corvo invariavelmente movia a comida para outro esconderijo se fosse dada a oportunidade.

4 - Polvos

      
A inteligência dos polvos é uma das áreas de pesquisa no mundo animal como tantos experimentos têm sido feitos sobre a inteligência dessas criaturas.

Alguns experimentos sugerem que, como nós, alguns deles têm uma preferência para o seu lado direito ou esquerdo. Outra experiência mais famosa é o teste de frasco em que é dado uma garrafa a um polvo contendo um peixe, onde depois de apenas alguns minutos, percebeu-se que o polvo era capaz de abrir a garrafa e pegar o peixe.

Os pesquisadores sugerem que isso mostra que o polvo pode ser capaz de o que é conhecido como " aprendizagem por observação", embora ainda hajam algumas divergências de opinião entre os cientistas que discordam dessa conclusão. Porém, os vídeos demonstrando esse comportamento certamente são convincentes, para não mencionar aterrorizante.



3 - Cobras

     
Sendo uma criatura que nasceu sem pernas e polegares opositores, seria muito cruel para não dar a cobra a capacidade de, pelo menos, achar seu caminho em torno de um problema. Os primeiros experimentos realizados nesses animais sugeriram que eles não possuem muita capacidade de pensamento cognitivo e foram marcados como sendo um pouco desajeitados.

No entanto, em um experimento conduzido pelo neurocientista David Holtzman, várias cobras do milho foram colocadas em uma banheira de plástico pequena com um número de série de pistas visuais que indicavam como escapar.


Depois de apenas uma fuga bem sucedida as cobras foram capazes de reconhecer os sinais de navegar à sua maneira em torno da área de teste sem problemas.Também foi observado que as cobras mais velhas tiveram melhor desempenho do que os seus rivais mais jovens, porque a experiência do mundo supera a juventude. 

Ainda mais surpreendente, o experimento mostrou que as cobras haviam atravessado seu ambiente usando tanto a sua visão quanto o olfato, sendo criaturas que conseguem se situar bem em um ambiente apenas contando com esses sentidos.

2 - Porcos


   

Existem duas coisas que aprendemos com os porcos: eles estão sempre sujos e comem qualquer coisa. Agora vamos investigar a sua capacidade cognitiva.

As capacidades cognitivas de um porco comum são notáveis ​​para dizer o mínimo. Eles não são apenas capazes de lembrar exatamente onde o alimento está e em que quantidade, mas também é capaz de reconhecer quando outro porco encontrou comida. 


Outro fato curioso é que um porco pode reconhecer quando outro porco está o seguindo e assim, pode usar uma variedade de técnicas para tentar despistar esse porco para fora de sua trilha.

Mas o resultado experimental mais impressionante surgiu quando um pesquisador decidiu colocar um espelho em um chiqueiro. Os porcos foram rapidamente capazes de usar os espelhos para melhor orientar-se dentro de seu ambiente e encontrar comida.

Embora não ficasse claro se o porco era capaz de entender que o espelho era um reflexo de si mesmo, o simples fato de que eles foram capazes de usar o espelho como um dispositivo para compreender melhor o seu ambiente mostra um nível incrível de capacidade mental e ser considerados um dos animais mais inteligentes da Terra.

1 - Ovelha


   


A ovelha é uma criatura capaz de algumas proezas mentais notáveis, que pode se ​​igualar em alguns aspectos, apenas por seres humanos e primatas.

Em experimentos realizados pela Universidade de Cambridge, foram mostrados baldes amarelos e azuis para as ovelhas. Em um dos baldes continham alimentos,e no outro não. As ovelhas foram capazes de pegar esse padrão tão rapidamente como macacos e até mesmo os humanos.

Em outra muito mais difícil teste de inteligência, as ovelhas eram obrigados a aprender que a comida foi realizada em um recipiente de uma forma, um teste certeza de que eles passaram rapidamente com uma velocidade comparável a um "macaco lento", o que ainda é bastante impressionante.

Os cientistas sugerem que mesmo a ovelha é capaz de reconhecer os rostos e emoções humanas, bem como fazer o planeamento da rota e com visão de futuro.

Fonte: Listverse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário