Você Sabia? Pergunte Aqui!: 10 invenções de tecnologia recentes que usamos todos os dias

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

10 invenções de tecnologia recentes que usamos todos os dias

O avanço da tecnologia tem sido tão rápido nas últimas décadas, que ele nos fez esquecer o quão diferente eram os protótipos quando a tecnologia foi introduzida pela primeira vez para os dias atuais. Confira a lista de objetos que se tornaram comuns e como foram os seus primeiros protótipos criados:

10. Plasma Display


Na década de 1960, Don Bitzer trabalhava na invenção do ecrã das telas de plasma modernas. Junto com seus companheiros, ele estava procurando um método para reduzir a cintilação embutida para monitores de tubo de raios catódicos convencionais.

Por fim, acharam a solução que era fazendo uso de três camadas finas de vidro. A camada central foi perfurada com furos minúsculos ocupadas com gás e os fios metálicos microscópicos foram usados para revestir as camadas exteriores de modo que, quando a energia elétrica é fornecida, usam o gás. 

9. Touchscreen


Os laboratórios CERN da Suíça têm a honra de serem os laboratórios onde o primeiro touchscreen foi implementado. O touchscreen da época era complicado e precisava de um quadro grande, embora o dispositivo com tela sensível ao toque, como conhecemos hoje já estava presente.

Bent Stumpe, um membro do CERN, forneceu a solução que era um cortar alguns capacitores elétricos dentro de uma película de cobre e, em seguida, combinado com uma tela de vidro. A capacidade subiria por um toque, portanto, realizando um sinal para o computador.

Na central de controle da divisão SPS do CERN, os touchscreens eram tecnologicamente avançada para o uso e as telas ficou em uso há mais de 20 anos.


8. Microfone


Mesmo que os direitos autorais para o microfone botão de carbono terem sido reivindicados por Emile Berliner, foi a Thomas Edison que foi concedido o reconhecimento pela Justiça Federal pela invenção do dispositivo. 

O projeto de Emile Berliner foi muito mais corpulento que Alexander Graham Bell que comprou a patente no que hoje valeria cerca de US $ 1.000.000 a fim de usar o design em seus primeiros telefones.

7. Smartphone


Em 16 de agosto de 1994, foi lançado o primeiro smartphone do mundo, Simon. Ele foi criado pela IBM e incluiu quase todas as características que estamos familiarizados como: e-mail, digitação extensiva e até uma versão básica de "apps" também. O smartphone tinha o tamanho de um tijolo real e pesava mais de um quilo. O custo do primeiro smartphone foi cerca de US $ 1.000.

Simon conseguiu influenciar a indústria imensamente embora apenas 50 mil aparelhos chegaram a ser vendidos muito antes dos navegadores da web existirem. A IBM e BellSouth, são detentoras dos direitos autorais relacionados aos recursos do smartphone padrão, como por exemplo, destacar o texto em uma tela sensível ao toque e ativação remota, que ainda deve ser recompensado os devidos royalties pelos fabricantes de smartphone.



6. Ferramenta elétrica


A primeira ferramenta de energia elétrica foi feita pelo alemão Fein que abriu a empresa "Fein", em meados de 1800, e desde então, se tornou um pilar na indústria. Em 1895, a primeira ferramenta de energia elétrica foi feita. 

Desenvolvimentos substanciais foram feitos no equipamento já revolucionário (componentes de alumínio) dentro do prazo de oito anos. Fein colocou seu foco para a fabricação de ferramentas elétricas em 1908. Eles inventaram a primeira britadeira e serra tico-tico nas primeiras décadas do século XX e nos anos 60 criou a serra para gesso oscilatória. Ele conseguiu fornecer praticamente  tudo o que é classificado como uma ferramenta no presente. 


5. Máquina de Costura


A primeira máquina de costura foi de Elias Howe. Em meados de 1700 e início de 1800, a invenção que foi perseguido por muitas pessoas é a máquina de costura. Muitas idéias foram dadas e alguns inventores também vieram com protótipos que se mostrou impraticáveis.

Elias Howe foi a primeira pessoa a fornecer uma máquina de costura e recebeu os direitos exclusivos em 10 de setembro de 1846. Howe veio para a Inglaterra depois de não conseguir nenhum emprego na América, mas voltou quando sua esposa morreu. Naquela época, as máquinas de costura tornaram-se famosas.

Ele defendeu seus direitos autorais magnificamente no tribunal e foi capaz de derrotar Walter Hunt e Isaac Singer-um nome que ainda está relacionada com máquinas de costura. Elias Howe ficou muito rico e sua empresa foi extremamente bem sucedida pelos assentamentos que se seguiram.



4. Pára-quedas


O primeiro pára-quedas foi imaginado pelo inventor Garnerin e foi criado muito antes do avião ter sido inventado. Em Paris, em 22 de outubro de 1797 foi realizado o primeiro salto de pára-quedas bem-sucedido acima do nível do mar já feito. André-Jacques Garnerin, inventor do pára-quedas, deu o salto de um balão de hidrogênio há 975 metros (3.200 pés) acima do solo, mas nem tudo saiu como o planejado.

Uma entrada de ar no topo estava faltando no modelo que fez com que o pára-quedas para voltar à terra em espiral a caminho. Felizmente, Garnerin chegou sem um arranhão, quando chegou na descida de forma satisfatória. Posteriormente, muitos saltos bem sucedidos foram realizados por toda a Europa, que inclui o salto feita na Inglaterra de uma altura de 2400 metros (8000 pés).


3. Colete à prova de balas


O primeiro colete à prova de balas foi inventado por Casimiro Zeglen que como Garnerin, o inventor do pára-quedas, foi tão assertivo sobre a sua criação, que ele apresentou o seu próprio corpo para o primeiro julgamento em 10 de Julho de 1897. Ele era um sacerdote, que após ver o assassinato do prefeito de Chicago Carter Harrison, em 1893, pensou em sua invenção pela primeira vez. Zeglen finalmente havia encontrado uma maneira de entrelaçar fios de seda em um pano grosso multi-camadas que não deixava o disparo da arma perfurá-lo após a realização de ensaios com diferentes materiais inflexíveis.

Os primeiros protótipos de Zeglen eram extraordinariamente forte, embora as armas daquela época não fossem tão grandes e poderosas como hoje. Ele fez tanto sucesso que apareceu no artigo de um jornal da época: "Tenente Sarnecki, do exército austríaco, carregado um revólver calibre trinta e dois anos, assumiu sua posição dez passos (sete metros) do alvo e disparou. A bala foi repelida e todo mundo correu para o inventor, que não foi só sorrindo, mas muito feliz, porque a única sensação que experimentou foi a de ser cutucado com um pedaço de pau ".

2. Computador pessoal


Altair 8800 foi sem dúvida o primeiro computador de uso pessoal apresentado ao público, mesmo não tendo muita semelhança com o que chamamos de computador agora. Segundo a revista Popular Electronica, ele foi vendido por US $ 400 como um equipamento que tinha que ser montado. Foi previsto para ter algumas centenas de encomendas no início, mas que fervilhava com um algumas milhares de ordens apenas nos primeiros meses.

Esses compartimentos eram usados ​​para publicar apenas os diagramas de modelos de computador no passado e, a fim de obter um computador, o consumidor teve que passar por uma longa lista de compras, ler os manuais e construir a máquina. Mas, com a invenção de Altair, as peças foram contidas, mesmo ainda tendo que colocá-lo em conjunto.


1. Torre sem fio


A primeira torre wireless foi construída por Nikola Tesla, famoso por suas contribuições para a corrente alternada e o sistema de abastecimento de eletricidade moderna. Mesmo não inventando a corrente alternada, ele ajudou a melhorá-lo, para a decepção de seu rival, Thomas Edison (para quem trabalhou por muitos anos e melhorou significativamente com a ajuda de seus projetos).

A primeira torre de transmissão sem fio do mundo, Wardenclyffe Tower, foi erguida em 1901. O planejamento à longo prazo incluiu a construção de uma rede global destas torres (como é feito nos dias atuais) com o objetivo de transmitir a informação para o mundo inteiro. A torre foi construída cerca de 60 metros (200 pés) de altura e se estendia até 36 metros (120 pés) no subsolo. 

O projeto não foi concluído e a torre foi destruída em 1971, devido a problemas monetários e fiscais. Porém, se ele tivesse sido bem sucedido em concluir o projeto, teria deixado nosso sistema wireless global atual no chinelo uma vez que Tesla tinha imaginado que esta rede não  iria transmitir só sinais elétricos sem fio, mas também sem fio de energia elétrica em todo o mundo.



Fonte: Realitypod.

Nenhum comentário:

Postar um comentário