Você Sabia? Pergunte Aqui!: Por que os livros amarelam com o passar do tempo?

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Por que os livros amarelam com o passar do tempo?


Ande em uma grande biblioteca, e você vai ver muitos livros antigos que se tornaram amarelo e quebradiços. Por que isso aconteceu? Como podemos fazê-los ficar conservados para sempre?


A lignina e o Papel

Como sabemos, o papel é feito de madeira. A madeira é por sua vez feito de hidratos de carbono como a celulose e lignina. A lignina é uma molécula muito complexa que adiciona dureza à madeira. Quanto Mais lignina, mais resistentes é a madeira. No entanto, no  papel a lignina é um problema. Ao longo do tempo, devido ao contato com a luz, a lignina se decompõe para formar muitos ácidos fenólicos, que são de cor amarela. Estes ácidos, então, reagem com a celulose. Isso faz com que o papel fique muito quebradiço.
William Barrow era um bibliotecário na década de 1930, que estava muito interessado em saber como preservar livros antigos, foi ele quem descobriu que era o ácido a partir de lignina que causava o amarelamento nos livros.
Desde então, os fabricantes de papel têm removido a lignina a partir da polpa de madeira, antes de ser transformada em papel. isso requer reações químicas adicionais. E além disso, o papel é tornado alcalino pela adição de bicarbonato de cálcio. Se qualquer lignina é deixada no papel, quando se formarem ácidos, o bicarbonato de cálcio reagirá imediatamente com ele, e irá “neutralizar” a lignina. Esse tipo de papel é chamado de acid-free paper.
Tudo isto faz com que o papel caro. Coisas como jornais, bilhetes, cadernos etc, portanto, não são impressos nele, e no brasil ainda é pouco usado devido ao seu custo.

Como preservar livros

Sabendo que a exposição solar e a oxidação é a principal causa do amarelamento dos livros, você pode mante-los preservados por muito mais tempo mantendo eles longe de qualquer luz solar, e armazenando-os em sacos plásticos para isolar do contato com o ar.
A umidade é outro fator determinante, normalmente 4 a 7% da massa de um papel se deve à água. O sal sulfato de alumínio Al2(SO4)3, presente na composição de alguns papéis, reage com essa água e deixa o meio ácido. (O sulfato de alumínio é derivado de base fraca e ácido forte.), essa acidez favorece o amarelamento de papéis ácidos com o passar do tempo. Outro motivo para manter seus livros protegidos da umidade evitar a proliferação de fungos que dependem ou se desenvolvem melhor com a umidade.
Fonte: Cienciaetecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário