Você Sabia? Pergunte Aqui!: Os 8 melhores testes de personalidade

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Os 8 melhores testes de personalidade

Os testes de personalidade não são mágicos, no entanto são ótimas ferramentas para nos ajudar a entender como funciona nossos traços de personalidade e posteriormente entender nossas reais motivações.

 


Fizemos uma profunda pesquisa na internet brasileira e encontramos vários sites que ofereciam testes de personalidade, no entanto era fácil perceber o baixíssimo nivel de confiança dos testes. Por isso resolvemos reunir os 10 melhores testes de personalidade online que de fato foram desenvolvidos por psicólogos e/ou possuem um forte embasamento psicológico.

É importante ressaltar que os testes de personalidade estão longe de ser 100% exatos. Por isso recomendamos procurar um profissional de coaching caso você deseje uma avaliação mais precisa.

1. Teste de personalidade Inspiira (MBTI)

      

Faça o teste aqui.

O teste de personalidade MBTI foi desenvolvido durante a segunda guerra mundial usando como base o livro "Tipos psicológicos", de Carl Jung, escrito em 1921. A metodologia do teste consiste em avaliar preferências individuais em 4 dimensões dicotômicas, com duas preferências opostas em cada dicotomia, proporcionando um total de 16 combinações únicas. O teste MBTI é muito conhecido por sua precisão no resultado, tanto que no Brasil, empresas como Banco do Brasil, Petrobras, Vivo e até faculdades como USP e Senac utilizam o teste.

2. Teste IPersonic

      
Faça o teste aqui.

Teste de personalidade premiado, desenvolvido pela psicóloga americana Felicitas Heyne, conhecida por escrever o Best-Seller "book-author". O teste leva apenas 5 minutos e te mostra uma visão geral da sua personalidade, carreira e relacionamentos.

3. Teste das cores

       
Faça o teste aqui.

O Teste das Cores é um instrumento de avaliação de personalidade que consiste em obter informações sobre a personalidade mediante suas preferências e rejeições à cores.

4. O Animal em você

            
Faça o teste aqui.

Baseado nos livros "O animal em você" e "Atração animal" por Roy Feinson, o teste foi desenvolvido para ajudá-lo a determinar sua personalidade animal. Há quase cinquenta espécies no banco de dados e cada uma representa um tipo de personalidade em comum. Um teste divertido que leva apenas alguns minutos para ser concluído.
    

Faça o teste aqui.

Nesse você tem que desenhar um porco para descobrir o que seu desenho diz a respeito de sua personalidade. O teste chega até ser divertido e o resultado é impressionante. Se você tiver conhecimento em inglês, recomendo fazer o teste no site Draw a pig, (é possível desenhar o porco online), caso contrário o site Slide Share disponibiliza em português.

6. Teste JobCoach

       
Faça o teste aqui.

O teste JobCoach é voltado para o lado profissional, permite que você descubra os seus pontos fortes através de uma avaliação de competências. É o único teste que você pode conhecer a percepção que seus colegas tem sobre você através de uma Avaliação 360˚.

7. Teste "O grande 5"

       
Faça o teste aqui.

Teste foi originalmente desenvolvido em 1970 por duas equipes de pesquisas independentes. Eles descobriram que os traços de personalidade dos seres humanos podem ser reduzidos em cinco grande dimensões da personalidade, independente da língua ou cultura. O mais notável nesse teste foi que quando estava sendo desenvolvido, os pesquisadores não buscavam essas cinco dimensões, elas surgiram a partir da análise dos dados. É o teste mais amplamente aceito e utilizado para definir personalidade nos Estados Unidos.

8. Teste 4degreez de transtorno de personalidade

         
Faça o teste aqui.

Este teste foi encomendado pelo site americano 4degreez, serve para determinar se você tem um distúrbio de personalidade. Jamais deve ser utilizado como ferramenta de diagnóstico, mas como uma ferramenta para te dar uma ideia sobre um distúrbio potencial que pode ter um impacto negativo em sua vida.


Fonte: Mundo Interpessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário