Você Sabia? Pergunte Aqui!: 10 coisas que vale a pena saber sobre manutenção de carros

terça-feira, 4 de junho de 2013

10 coisas que vale a pena saber sobre manutenção de carros

Um carro é como um bem qualquer, mas entender como ele funciona e como mantê-lo em condições ideais é um diferencial que pode até impressionar seus amigos. Aqui estão algumas coisas básicas acerca manutenção de carro que todo mundo deveria saber.

10 - Óleo





Você pode localizar a vareta de óleo e tampa de óleo sob o seu capô e identificar o tipo de óleo desejado para o seu carro. O óleo não só lubrifica e resfria as peças internas do motor, como recolhe sujeira contaminantes do processo de combustão, por isso deve ser alterado em intervalos regulares.

9 - Filtro de ar





Olhe sob o capô para habitação em que o filtro se senta e mudar se cada 12.000 milhas ou 19.000 kms. Um filtro entupido restringe o fluxo de ar, roubando cavalos de potência como também a economia de combustível do seu carro. O filtro de ar geralmente é preso por grampos de metal ou porcas de asa sob o capô. Não perceber cuidadosamente sua posição antes de mudar.

8 - Fluído para freios





Você pode encontrar a tampa do fluido de freio sob o seu capô. A maioria das tampas de fluído de freio tem uma pequena vareta que indica a quantidade MIN e MAX no reservatório. Nunca deixe o nível de fluido de freio mergulhar muito baixo. De preferência, consulte o manual do seu carro em informações mais específicas sobre o fluído de freio usado em seu carro.


7 - Velas de ignição





Idealmente as velas de ignição devem ser trocadas a cada 30.000 milhas ou 48.000 kms. Você pode usar o manual do seu carro para encontrar a localização exata das velas de ignição. Você deve alterar uma vela de ignição em um momento com uma tomada de vela e catraca. Você também pode usar um extensor, se necessário. Durante a substituição, se você ver uma ou mais fichas não "enegrecido" ou cobertas com depósitos pesados, ele não precisa de nenhuma mudança.

6 - Pressão dos pneus






Deixar o pneu sem a calibração ideal por muito tempo pode acabar desgastando-o antes do tempo devido ao atrito excessivo. Assim, os pneus devem ser preenchidos com a pressão indicada para conseguir o melhor desempenho. Você pode achar a pressão ideal de cada pneu, procurando pelo número PSI. Tenha em mente que o nível PSI de um pneu pode não ser o mesmo para os outros. Manter o controle para que tenha uma boa pressão de ar é uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para otimizar a economia de combustível e garantir a longevidade dos pneus.


5 - Anticongelante





Você pode encontrar a tampa de anticongelante sob o seu capô com a ajuda de seu manual do carro. Embora alguns carros precisem de uma mistura de anticongelante e água, o manual pode dizer exatamente o tipo de produto a ser utilizado. O anticongelante é vital para a sobrevivência do motor e escolher o anticongelante errado pode danificar o seu carro.

OBS: (embora essa dica seja voltada para lugares onde os invernos são rigorosos e as temperaturas abaixo de zero, é bom se manter informado).


4. Gasolina





Bem, tão básico que possa parecer, é um dos aspectos mais importantes da manutenção do carro. O ideal é que a gasolina em seu seu tanque de gasolina não deve cair abaixo de 1/4 da capacidade total. Condução em baixos níveis de gasolina podem causar um desgaste desnecessário para motores e garantir o nível mais alto possível de octanagem pode ajudar na longevidade do motor.


3 - Correia dentada




Uma das coisas a olhar para fora quando seu carro não ligar é a correia dentada. Ela deve ser trocada de preferência a cada 80.000 a 110.000 kms. Você pode consultar o manual do seu carro para obter informações específicas do produto. O grande problema de uma correia dentada é que ela pode quebrar sem aviso deixando seu carro incapaz de se mover.

2 - Bateria




Saiba mais sobre o tipo de bateria certa para o seu carro através do manual do seu carro e localize a bateria sob o seu capô. Você pode economizar dinheiro e tempo nesta tarefa simples, mas é importante saber como substituir a bateria do mesmo. Para trocar a bateria você tem que remover a tampa da bateria e soltar os cabos dos terminais da bateria. Depois, você pode tirar a bateria velha de seu lugar de descanso e coloque o novo dentro. Lembre-se de tomar cuidado especial para evitar os vazamentos de ácido da bateria.

1 - Faróis dianteiros



Faróis ofuscantes ou desligados podem se tornar um fator de risco se não forem observados no tempo devido. Você pode localizar o soquete do farol sob o capô facilmente. Aqui, você deve olhar para três fios separados saindo do plugue. Desate o plugue e o mova até que ele possa ser puxado para fora livremente. Agora é só inserir a nova lâmpada no lugar da antiga, repor o plugue no lugar e está pronto para ir.

Um comentário: