Você Sabia? Pergunte Aqui!: 5 Cânyons Brasileiros para visitar

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

5 Cânyons Brasileiros para visitar



Quando alguém reclama que o brasileiro prefere ir fazer turismo para fora antes de conhecer melhor o próprio país, fala-se sobre Amazônia, pantanal ou praias do nordeste. Mas a fronteira entre os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina abriga uma das formações rochosas mais deslumbrantes do Brasil: o Parque Nacional de Aparados da Serra.

Com uma área de 102 km², o local foi institucionalizado pelo Governo Federal através de um decreto em 1959. Nestes mais de 50 anos, visitantes de todo o mundo puderam ver de perto o maior cânion da América Latina: 720 metros de altura, em sua maior parte descendo praticamente em linha reta ao nível do mar.

O território brasileiro é formado em grande parte (36%) por escudos cristalinos antigos, que chegam a datar do período pré-cambriano. Enquanto as formações geológicas mais recentes da América do Sul estão nos Andes e sua interminável cordilheira, o cânion de Aparados da Serra é uma exceção: uma jovem formação rochosa de 135 milhões de anos.

Segue a lista de cinco cânyons que podem ser encontrados no Brasil:


5  - Cânion do Peixe Tolo - Conceição - MG


Com 4Km de extensão, o Cânion do Peixe Tolo é um dos destinos turísticos mais importantes de Conceição do Mato Dentro (MG). Fica no maciço do Espinhaço, na Serra do Intendente, e abriga a segunda maior queda d'água da região, a Cachoeira do Peixe Tolo, com 200 m de queda livre. As bromélias, musgos e arbustos dão cor ao paredão por onde passa a queda d'água de pequeno volume.

A região fica a aproximadamente 25Km da sede do município. A maior parte dos turistas pratica esportes de natureza. O trajeto até o atrativo é todo sinalizado. É feito a partir do distrito de Itacolomi, passando pela localidade de Parauninha. A partir daí, o percurso deve ser feito a pé e dura cerca duas horas e meia.

A visitação ao cânion dura em média seis horas. A entrada é franca.


4 - Canyon Guartelá - PR


Canyon Guartelá é um canyon brasileiro situado no planalto dos Campos Gerais, entre os municípios de Castro e Tibagi, no Paraná. É considerado um dos maiores canyons do mundo,(6° maior do mundo, e o maior do Brasil) com 32 Km de comprimento e altitudes que variam de 700 a 1.200 m.

A região do Canyon Guartelá, formada por um ecossistema extremamente rico e inúmeras atrações naturais é protegida pelo Parque Estadual do Guartelá, criado em 1992.

São várias quedas d'água, corredeiras, formações areníticas, vales profundos e inscrições rupestres, que podem ser conhecidas através de várias trilhas em meio à flora e fauna muito diversificada. Apesar de estarem muito danificadas pela ação humana.

A beleza e a diversidade da região têm atraído cada vez mais visitantes para o local. Além das várias caminhadas, o rafting nos rios Tibagi e Iapó e o rappel de cachoeira são outras grandes atrações.

Bônus:

Cânion do Rio Jaguariaíva - Paraná


É considerado o 8º maior do mundo em extensão. Sua formação é composta por paredes de arenito que podem chegar a uma altura de até 80 metros. Diversas atividades ecoturísticas e esportivas podem ser realizadas como é o caso do rafting e o embarque para práticas esportivas podem ser feitas a aproximadamente 11 km da cidade de Jaguariaíva, que fica próximo as cidades de Tibagi e Castro.


3 - Canyon Itaimbezinho - Praia Grande - SC




Itaimbezinho é um nome de origem Tupi-Guarani, ita significa pedra e Ai be afiada. Está localizado entre Cambará do Sul e Praia Grande, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a 18 Km da sede do município. O acesso ao parque é possível através da RS 429 ou pela SC 360, em uma estrada de chão batido.

Sua formação rochosa existe a pelo menos 130 milhões de anos e é um dos maiores do Brasil, sua extensão atinge 5.800 metros e uma largura que varia entre 200 e 600 metros. Sua profundidade máxima é de 720m. As paredes de cor amarelada e avermelhada são cobertas, de ponto em ponto, por vegetação baixa. Ao redor do cânion os pinheiros nativos completam a paisagem.

O Rio Perdizes desce as paredes rochosas para formar a cascata Véu de Noiva de uma beleza sem igual, esta cai de uma altura de 700 metros, produzindo uma bruma antes de atingir o fundo do cânion. No azulado do cânion, como gigantesca serpente, o Rio Boi se move preguiçosamente entre as pedras, formando uma série de caprichosas cachoeiras, que deslizam para o vizinho Estado de Santa Catarina.

O Parque Nacional dos Aparados da Serra é administrado pelo IBAMA, cuja sede está localizada no Parque. Lá é possível encontrar lanchonete, banheiros, estacionamento, espaço cultural, além de guias que auxiliam os turistas a realizarem as trilhas do local.


2 - Cânyon Cambará do Sul -RS


A 980 metros de altitude, Cambará do Sul destaca-se por seu valioso tesouro nacional formado pelos cânions, formando belas paisagens e lindas cachoeiras.




A cidade foi cenário de produções artísticas como as novelas da Rede Globo Esplendor e Chocolate com Pimenta, a minissérie A Casa das Sete Mulheres e o filme Anahy de las Misiones.



1 - Cânyon do Parque do Caracol - Canela - RS

O Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação brasileira situada na região sul, no Estado do Rio Grande do Sul, no Município de Canela.



Com matas fechadas em suas proximidades, é formada pelo arroio de mesmo nome, que despenca em queda livre de 131 metros por rochas basálticas da Formação Serra Geral, formando a Cascata do Caracol. Um conjunto paisagístico de rara beleza.



6 comentários:

  1. Faltou o cânion do rio Jaguariaíva no Paraná! Se trata do 8º cânion mais extenso do Mundo!
    https://www.youtube.com/watch?v=Z5jk9-rwfMo

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Realmente, este cânion é o oitavo mais extenso do mundo e fica no município de Jaguariaíva, no Paraná, muito perto da região do cânion Guartela, que fica nas redondezas de Castro e Tibagi. Agradeço pela dica e vou adicionar neste artigo para complementar! Muito obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana!
      O embarque para as atividades nesse cânion é feito na própria cidade de Jaguariaíva. Para agendar: contato@adventurousfriends.com.br
      Abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Acabei removendo sem querer o seu comentário. Segue novamente para conhecimento:

    "Faltou o Canyon do Rio Moa, na Serra do Divisor , no Acre, por cortar a floresta amazônica"

    Muito obrigada pela dica. Irei pesquisar para incluir neste artigo.

    ResponderExcluir
  5. Cânions do Xingó, no Sergipe - faltou esse também que é particularmente lindo !

    ResponderExcluir