Você Sabia? Pergunte Aqui!: 6 invenções brasileiras que mudaram o mundo

segunda-feira, 13 de maio de 2013

6 invenções brasileiras que mudaram o mundo


Acho que muitos de vocês veem as coisas que são inventadas pelo mundo e pensam: onde estão as invenções brasileiras? Bem, elas certamente existem, mas você sabia que algumas delas foram capazes de mudar o mundo para os moldes atuais? E não pense que elas foram momentâneas, várias delas permanecem até hoje e possuem grande importância para o mundo. Duvida?Então confira algumas invenções brasileiras que mudaram o mundo:


Abreugrafia

conheca-os-inventos-que-mudaram-o-mundo-2
Acho que a maioria conhece como radiografia e sim, foi inventada por um brasileiro chamado Manuel de Abreu, um médico pneumologista, em 1936. Ele queria achar uma forma de fotografar os pulmões, mas sua invenção acabou indo muito além disso, tanto que hoje é possível encontrar algumas anomalias de um modo mais eficiente pela radiografia do que pelos métodos que antes eram tradicionais.


Cartão telefônico

conheca-os-inventos-que-mudaram-o-mundo-6
Hoje eles já nem são tão comuns, mas com certeza eles fizeram sua parte antes da era do celular. Antes ainda do cartão, para se fazer uma ligação de um orelhão eram precisas fichas telefônicas semelhantes a moedas, e às vezes uma só não era suficiente, e foi pensando nisso que Nélson Guilherme Baldini inventou o cartão de PVC em 1978, contribuindo e muito para a área de comunicação.


Bina

conheca-os-inventos-que-mudaram-o-mundo-7
O muito útil identificador de chamadas foi criado pelo eletrotécnico Nélio José Nicolai, em 1980, acho que ele recebia muitos trotes, pois foi com isso em mente que ele criou a bina telefônica, naquela época, passar um trote era um passatempo muito comum. Um fato interessante é que BINA é uma sigla que significa B identifica numero de A.


Avião

conheca-os-inventos-que-mudaram-o-mundo-1
Mas não foram os irmãos Wright que inventaram o avião? Não, o que eles inventaram foi uma nave que tinha de ser catapultada para conseguir decolar. Três anos depois, Santos Dumont expôs o 14 Bis em Paris, sem nenhuma catapulta e se tornando assim o pai da aviação.


Soro antiofídico

conheca-os-inventos-que-mudaram-o-mundo-9
O soro contra o veneno de cobras foi inventado por Vital Brazil e, até hoje já salvou milhares de vidas, sem falar que há pouco mais de uma década, Rosalvo Guidolin inventou a versão em pó do soro, permitindo assim uma maior durabilidade e facilidade para ser armazenado.


Balão

conheca-os-inventos-que-mudaram-o-mundo-4
Não aquele balão de festa junina, mas sim aquele com o qual a gente pode viajar. Bartolomeu de Gusmão, um padre – por que será que os padres tem fascínio por balões? -, teve a ideia ao viajar para Portugal, no século XVIII, quando viu uma bolha de sabão flutuar e percebendo que o ar quente era responsável por isso, e graças a isso inventou a Passarola, não se sabe ao certo como era seu formato, mas especula-se que era mais ou menos assim:
passarola-3

Viu como existiram várias invenções brasileiras que mudaram o mundo? Quem sabe você não cria algo também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário