Você Sabia? Pergunte Aqui!: 12 maneiras científicas que a leitura pode ajudar na sua vida

terça-feira, 11 de junho de 2013

12 maneiras científicas que a leitura pode ajudar na sua vida

Apesar de nem todos gostarem de ler, a leitura ajuda a nos manter informados e atualizados e serve como um instrumento para adquirir mais conhecimentos em diferentes aspectos, melhorar a nossa capacidade de concentração, exercitar a imaginação, adquirir novos vocabulários e até se tornar uma pessoa mais sociável (já que uma pessoa bem informada, sempre tem algum assunto para conversar). Agora vamos ver o que algumas curiosidades científicas sobre a leitura.


1. A leitura pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer


Um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences , descobriu que as pessoas mais velhas que lêem regularmente são duas vezes e meia a menos propensas a ter a doença de Alzheimer. Porém, isso não significa que só a leitura ajude a afastar a doença de Alzheimer, mas o estudo sugere que há uma correlação entre as atividades intelectuais, como a leitura que ajudaria na prevenção.


2. Ser um leitor significa que você está mais propenso a aprender algo novo, como descobrir se o seu gato está tentando matá-lo

 a

Anne E. Cunningham escreveu um artigo chamado "O que a leitura faz para a mente", e descobriu que ser um ávido leitor, na verdade, faz você ficar mais inteligente. Ou seja, manter o hábito de leitura não só ajuda a reter a informação, como também a manter esse conhecimento até a velhice. Querendo ou não, a leitura enche sua cabeça com novas informações, e nunca se sabe quando o conhecimento adquirido pode ajudar ...Enquanto isso, é melhor continuar de olhos abertos com o seu gato.


3. Pessoas que lêem são mais propensas a votar, se exercitar e ter mais cultura


Um estudo realizado pelo National Endowment for the Arts descobriu que as pessoas que estão acostumadas a ler regularmente são muito mais propensas a se engajar na sociedade, cívica e culturalmente. Isso quer dizer que a leitura faz realmente você ganhar mais vida.


4. Ler um livro reduz o stress e melhora o seu humor


Quando você lê , transporta sua mente para outro lugar, onde não vai se sentir tão sobrecarregado com as dificuldades da vida cotidiana. E um estudo de 2009, foi descoberto que uma leitura de apenas seis minutos pode reduzir os níveis de stress até 68%. Mais um motivo para continuar visitando o blog e aprender coisas novas todos os dias, por exemplo. :)

5. Ler pode ser terapêutico


De acordo com Cristel Russell, um pesquisador do comportamento do consumidor da Universidade Americana , ler um livro, ouvir música, ou assistir a um filme pode ser uma maneira de reviver experiências passadas e ganhar nova perspectiva. Então, se você está passando por uma separação e começar a ler um livro em que os personagens estão experimentando algo semelhante, a leitura pode ajudar.

6. Tendo dificuldade para lembrar onde você colocou as chaves? A leitura melhora a sua memória.


Toda vez que você lê, uma nova memória é criada e assim, você exercita os músculos da sua memória. Sendo assim, a cada nova memória, novas conexões entre as sinapses do cérebro são criadas, fortalecendo as já existentes, e ajudando a manter sua memória afiada.


7. Ler faz você parecer mais sexy, especialmente para as mulheres.


Um estudo descobriu que a inteligência, mesmo aparente, é uma das qualidades mais atraentes para as mulheres. Portanto, mantenha o nariz em um livro e você terá pessoas correndo atrás de você para tentar distraí-la!

8. Ler ajuda a aumentar o seu pensamento analítico.


Isso mesmo, futuros advogados e médicos! Quanto mais você ler , melhor será capaz de detectar padrões, o que ajuda a construir as habilidades de pensamento analítico necessárias para a profissão.

9. A leitura aumenta o vocabulário


Quanto mais livros você abrir, mais palavras você estará exposto. Essas palavras acabarão  encontrando um espaço dentro do seu próprio vocabulário. E uma vez que todos nós precisamos nos comunicar para sermos bem entendidos, a leitura pode ajudar no processo de ser promovido em sua carreira com um vocabulário mais extenso.


10. Abrir um livro faz de você um escritor melhor.


Um estudo da Universidade da Califórnia, descobriram que quando você está exposto a um grande romance, a escrita desse autor, inevitavelmente, vai se refletir nas suas próprias habilidades, da mesma forma que ouvir música pode influenciar o seu próprio estilo. 

11. Livros de ficção aumentam a sua capacidade de empatia com os outros


Um estudo realizado na Universidade de Buffalo revelou que, apesar da ficção ser sobre um mundo imaginário, é através da leitura que você é capaz de conceber outras possibilidades, e uma vida além do seu próprio mundo particular. Em outras palavras, você pode nunca ter viajado para a Europa, mas lendo sobre uma cultura diferente da sua, pode ajudar a compreender outro modo de vida. Dessa forma, ele ajuda a criar empatia com outras pessoas e se conectar com diferentes culturas.

12. Pessoas que lêem são mais propensas a ficar à frente quando se trata de suas carreiras e a vida em geral


Honor Wilson-Fletcher, Diretor  do Ano Nacional da Leitura , afirmou que o hábito de ler "abre portas e facilita a vida, por isso no final do dia, não importa o que você leu. Além do mais, ela realmente pode fazer você se sentir melhor! "

Boa leitura a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário