sexta-feira, 26 de abril de 2013

Do que é feito as embalagens de remédios com bolinhas?


Você já deve ter notado que certas embalagens de remédios possuem uma tampa com um componente químico que não é bem conhecido: o gel sílica.
A Sílica Gel é o material comumente usado para absorver umidade e recomendado para proteção de produtos, objetos e materiais diversos, contra umidade e a oxidação aérea.
Sua utilização assegura a integridade dos produtos e materiais, preservando características e propriedades originais até a utilização ou consumo, pois os mantém protegidos da ação nociva da umidade residual, oxidação e proliferação de fungos.

Ao contrário do que se pode imaginar, a Sílica Gel não apresenta nenhum efeito adverso ou nocivo ao meio ambiente. Por ser um produto sintético totalmente atóxico e inerte quimicamente, seu descarte pode ser feito como lixo comum, sem qualquer risco de contaminação ao solo ou subsolo. Até mesmo as Ingestões acidentais do produto demonstram total tolerância e inertibilidade do organismo humano e de animais à presença da Sílica Gel.
Os saches de Sílica Gel, age como agente de proteção dessecante e desumidificante de produtos em geral. Pode ser utilizado em gavetas, armários, caixas, cases, estantes,instrumentos musicais, filmes fotográficos, aparelhos auditivos, aparelhos eletrônicos, farmacêuticos, metal mecânico, produtos de couros e locais que necessitam de proteção e controle contra a umidade. 

É um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico. Assim que misturados, formam um hidrosol, que lentamente se contrai para formar uma estrutura sólida de Sílica Gel, chamada hidrogel. O gel sólido é quebrado e lavado para remover o subproduto da reação, o sulfato de sódio, e criar sua estrutura porosa.
Fonte: wikipédia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...