Veja o vídeo explicando este processo:
Quer saber como? Confira o passo-a-passo abaixo:
- Passe a sua língua pelo interior de suas bochechas para que algumas células de pele se soltem. Depois, cuspa em um tubo transparente (como você vê no vídeo), ou em um copo pequeno e limpo.
- Em seguida, adicione detergente (aproximadamente a mesma quantidade da saliva). Isso irá abrir as células e desintegrar a membrana. Assim, o núcleo da célula, que contém o DNA, será exposto.
- Em seguida, adicione sal (cerca de uma colher de chá). Isso ajuda a unir as moléculas.
- Agora, chegou a parte do álcool. No vídeo, foi utilizado vodca – cerca de duas vezes a mais do que a quantidade de saliva. O DNA é insolúvel em álcool. Coloque a bebida gelada com cuidado, de preferência com um conta-gotas.
- Depois de alguns minutos, você começará a ver as fitas de seu DNA.
Agora para quem quiser saber a parte teórica (química) de cada fase:
Qual a função dos reagentes usados na experiência?
1 - Sal?
A adição do sal (NaCl) no início da experiência proporciona ao DNA um ambiente favorável. O sal contribui com iões positivos que neutralizam a carga negativa do DNA. Numerosas moléculas de DNA podem coexistir nessa solução.
2 - Detergente?
O detergente afecta as membranas porque elas são constituídas por lípidos. Com a rotura das membranas o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, soltam-se e dispersam-se na solução. A função de algumas dessas proteínas é manter o DNA enrolado numa espiral muito apertada
3 - Álcool?
O DNA não se dissolve no álcool, na concentração que usamos na nossa experiência. Como resultado, o DNA aparece à superfície da solução ou precipita. O DNA é menos denso que a água e a mistura aquosa dos restos celulares. Assim na nossa experiência ele surge à superfície da solução aquosa.
Fonte: Hypescience.
Nenhum comentário:
Postar um comentário