Por: Justin Ng
Quem é que não se maravilha o ver uma bela foto do céu noturno com a Via Láctea brilhando, ou com rastros de estrelas tomando conta do firmamento? Se você já se aventurou na arte da astrofotografia, então você já percebeu que não é uma tarefa fácil... e se você estiver em um céu cheio de poluição luminosa, como em cidades grandes, aí fica impossível certo? Não, errado!
O premiado astrofotógrafo Justin Ng de Cingapura criou um tutorial de como fotografar o céu noturno mesmo em áreas onde há muita poluição luminosa.
"Este tutorial mostra como eu fotografei a Via Láctea, mesmo obscurecida pela poluição luminosa extrema de Cingapura, utilizando equipamentos de fotografia que provavelmente você já tem, e alguns trabalhos que provavelmente funcionam na maioria das versões do Photoshop", escreveu Justin Ng. Ele acrescenta ainda que o tipo de processamento de fotos que ele usa no Photoshop pode ser alcançado sem a compra de plugins adicionais.
Justin diz que tirar fotos do céu noturno é uma maneira de "fazer sua parte para promover a conscientização pública da astronomia e da importância de preservar a beleza dos nossos céus noturnos através de suas imagens. E eu vou mostrar como você pode fazer exatamente isso usando um equipamento de fotografia que você provavelmente já tem, e com trabalhos de processamentos fáceis, acessíveis na maioria das versões do Photoshop".
Para este tutorial, você vai precisar de algum conhecimento prévio sobre fotografia básica e pós-processamento. Abaixo, encontre um resumo de como fotografar o céu com poluição luminosa:
Parte 1 - Reconhecimento do céu
Em primeiro lugar, devemos ter uma noção básica de como encontrar a Via Láctea, ou melhor ainda, o centro da Via Láctea.
A região central da Via Láctea fica entre as constelações de Scorpius (Escorpião) e Sagitarius (Sagitário). A região central da Via Láctea fica evidente entre abril e setembro. Veja como localizá-la no céu:
Parte 2 - Equipamento necessário
Câmera DSLR
Lentes grande angular 16-35 mm F2.8
Tripé
Parte 3 - Fotografando o céu
Verifique a previsão do tempo para ter certeza de o céu estará o mais limpo possível. Após identificar a região do centro da Via Láctea, configure a abertura para 2.8, ISO 6400 e distância focal de 16mm.
Utilize o maior tempo de disparo possível, mas não tanto a ponto de capturar o rasto das estrelas. Use a regra dos 500, onde você divide 500 pela distância focal. No caso, 500/16=31.25 segundos de exposição. Para não chegar no limite, faça o disparo com 30 ou 25 segundos de duração. Mas devemos nos lembrar que, em céus com grande luminosidade, não conseguimos uma exposição tão alta, então, algo em torno de 6 segundos já é o suficiente.
by Justin NG
Dê prioridade para fazer as fotos em modo RAW, assim, teremos o máximo de qualidade possível. Se possível, utilize a técnica chamada ETTR, onde a foto fica com uma alta exposição, com muita luz. Claro, que no pós processamento teremos que ajustá-la, mas é mais fácil uma imagem muito exposta do que o contrário. Mas não deixe uma exposição tão alta a ponto de saturar e "pixelizar" a imagem.
Parte 4 - Pós processamento
Após normalizar a foto super-exposta, poderemos ver a Via Láctea. Para isso, você deve ajustar obalanço do branco, e remover o ruído. Ajuste também o nível de contraste e as curvas. Se a foto tivesse sido feita em um céu escuro, isso já seria o suficiente, mas como estamos falando de um céu com muita poluição luminosa, teremos ainda que fazer outros ajustes.
Clique em imagem -> ajustes -> HDR toning (Photoshop CS5 acima). Se não houver essa função no seu Photoshop, clique em imagem -> ajustes -> sombra/realce ,e faça os ajustes necessários que funcionarem melhor para sua foto.
Em imagem -> ajustes -> níveis e também imagem -> ajustes -> curvas, e faça as alterações que melhor se ajustam para sua foto.
Parte 5 - Acabamento final
Agora a foto já está pronta. Basta ajustar o que achar melhor para combinar com o seu gosto pessoal, como brilho, contraste, equilíbrio de cores, etc...
Veja a mesma imagem antes e depois do processamento:
Pronto! Aí está o passo-a-passo de como fotografar o céu noturno mesmo com muita poluição luminosa. Com persistência e prática, logo você estará fazendo belas astrofotografias da Via Láctea mesmo em locais com aquele famoso " céu alaranjado ".
Conheça o incrível trabalho do astrofotógrafo Justin Ng. Você poderá acessar o tutorial completo e conhecer outras dicas em seu site oficial em inglês clicando aqui.
E não deixem de enviar as melhores fotos para nós! Espero que tenham gostado. Boa sorte à todos, e bons céus!
Conheça o incrível trabalho do astrofotógrafo Justin Ng. Você poderá acessar o tutorial completo e conhecer outras dicas em seu site oficial em inglês clicando aqui.
E não deixem de enviar as melhores fotos para nós! Espero que tenham gostado. Boa sorte à todos, e bons céus!
Fonte: Galeria do Meteorito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário